sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CANÇÃO PRIMEIROS ERROS - KIKO ZAMBIANCHI (A MAIS BELA CANÇÃO BRASILEIRA DOS ANOS OITENTA)







MARCADORES: ANOS 80/OITENTA, CULTURA POP, PRIMEIROS ERROS, MEU CAMINHO É CADA MANHÃ / NÃO PROCURE SABER ONDE ESTOU / MEU DESTINO NÃO É DE NINGUÉM / E EU NÃO DEIXO OS MEUS PASSOS NO CHÃO


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CANÇÃO SAVIN ME DA BANDA NICKELBACK, COM CENAS DO FILME GLADIADOR






Aos que me conheceram nos tempos áureos do ORKUT, novamente aviso: ESTOU VOLTANDO.


POSTAGEM RECOMENDADA: VOLTEI PARA O CAMPO DE BATALHA


MARCADORES: MÚSICA, NICKELBACK, LIVRO HERCÓLUBUS


domingo, 26 de janeiro de 2014

RÚSSIA PREVÊ UMA TSUNAMI NO EXTREMO ORIENTE EM 2014



Ministério de Emergências da Rússia alertou na sexta-feira que um terremoto e subsequente tsunami são esperados para bater o Extremo Oriente da Rússia este ano. 

 O terremoto é previsto para atacar ao largo da costa sudoeste da ilha de Sakhalin, ao norte do epicentro de um terremoto de 2007, na cidade de Nevelsk, disse o ministério. Não ficou imediatamente claro quando o tsunami é esperado, ou se representará qualquer perigo para os residentes locais. O terremoto Nevelsk matou duas pessoas, feriu dezenas e deixou cerca de 2.000 pessoas desabrigadas. 

 Em março de 2011, o vizinho da Sakhalin o Japão foi atingido por um tsunami causado por uma enorme magnitude 9,0 terremoto submarino. 

 A tsunami matou mais de 15.000 vidas e provocou uma série de explosões na usina nuclear de Fukushima, vazamento de radiação para a atmosfera, solo e água do mar.


FONTE: LIBERTAR


MARCADORES: TSUNAMI, RÚSSIA, SIBÉRIA, OCEANO PACÍFICO

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

É TANTA POLUIÇÃO QUE A CHINA EXIBE O NASCER DO SOL EM PAINÉIS TELEVISIVOS!



Por Guilherme Haas

Em Pequim, a cidade amanhece sob uma densa fumaça de poluição, com grande risco à saúde da população 


A realidade é suja e cinzenta, especialmente nas manhãs da capital chinesa. A poluição em Pequim tem atingido níveis perigosíssimos, com grande risco à saúde da população e escondendo o Sol atrás de densas camadas de fumaça. 

 A população adulta utiliza máscaras para proteger as vias respiratórias do ar altamente intoxicante que domina a cidade, enquanto crianças e idosos são aconselhados a ficar em casa nos dias em que a poluição está alta demais. 

A situação é tão grave que o governo resolveu transmitir imagens do nascer do Sol em painéis televisivos espalhados na cidade. As telas utilizadas para exibir informações turísticas e comerciais agora apresentam também uma recriação digital do amanhecer escondido pela poluição do ar. 

 Durante o inverno chinês, a estagnação climática leva à permanência de grossas nuvens de fumaça sobre a cidade. Além disso, a queima de carvão e combustíveis é maior no período, enquanto muitos chineses procuram se aquecer do frio, o que aumenta ainda mais a concentração de partículas tóxicas na atmosfera. 

 Intragável 

A China tem pela frente uma crise séria a enfrentar. Por anos, a questão ambiental foi negligenciada em prol do desenvolvimento econômico e industrial, e agora o país se vê obrigado a regular a emissão de agentes poluentes no ar. 

 Um dos índices utilizados para medir a qualidade do ar verifica a quantidade de partículas inaláveis com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros por metro cúbico, o chamado PM 2,5. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro um valor de 25 microgramas. Pequim, neste mês de janeiro, tem apresentado valor acima dos 600 microgramas. 

 O problema da poluição não atinge apenas a capital, e outras cidades chinesas têm apresentado números alarmantes pelo índice PM 2,5. Províncias ao norte, com forte atividade industrial, tiveram registros acima de 1 mil microgramas, enquanto a costeira Xangai também ultrapassou as 600 micropartículas inaláveis por metro cúbico. 


FONTE: TECMUNDO






MARCADORES: CHINA POLUIÇÃO, CATÁSTROFE SE APROXIMANDO


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

MARIDO LEMBRA O ÚLTIMO PEDIDO DA ESPOSA EM ITAÓCA: 'SE CUIDA, AMOR'



Uma das vítimas das enchentes em Itaóca, no interior de São Paulo, sabia que poderia não voltar mais a ver a família. Isso é o que diz o marido da zeladora Ziza Maria Dantas Martins, de 44 anos, natural de Itaóca e moradora de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O armador de serragem Verci Adão Szwarc, de 46 anos, ouviu uma triste despedida da mulher enquanto ela era levada pela enxurrada: "Se cuida, meu amor". 

As chuvas que atingiram a pequena cidade de 3 mil habitantes localizada no Alto Ribeira deixaram, segundo a Defesa Civil, pelo menos 13 mortos. Outras 13 pessoas continuam desaparecidas. A tempestade de domingo (12) também afetou alguns municípios vizinhos, como Apiaí. Em Itaóca, ainda há 332 moradores desalojados e 20 desabrigados. 

Szwarc estava na cidade passando férias com a mulher e conta que, quando a água do rio começou a subir, a uma "velocidade assustadora", ele e a companheira tentavam tirar o carro da rua. Em questão de segundos, Ziza desapareceu. 

"A viagem para Itaóca era um dos desejos dela. Aproveitamos para organizar tudo e conseguimos sair de férias juntos. Então, passeamos por Campo Mourão, Cianorte, Irati e, para completar o passeio, descemos até o sítio do pai dela (em Itaóca). Muitos parentes foram para lá. Infelizmente, aconteceu essa fatalidade", lamenta o marido. 

O casal estava junto há 14 anos. Emocionado, Szwarc conta como a mulher sumiu na enchente. "Na hora em que a chuva apertou, ela tinha pedido para tirar o carro, pois estava perigoso ficar ali no sítio. Mas alguma coisa estava atrapalhando, e ela não conseguiu chegar até o veículo. Pedi para que todo mundo saísse da casa, mas, antes disso, a enxurrada veio muito forte. No meio dessa confusão, eu fui parar no meio da rua. Achei que seria levado pela correnteza, pois a chuva foi arrastando as árvores e tudo. Não consegui sair, e as árvores foram me levando, mas bati em uma cerca de arame e voltei, nem sei como. Daí, tentei voltar para salvá-la. Uma caminhonete que estava passando também tentou ajudar, mas não foi possível. Antes de sumir, levada pela água, só lembro de ela gritar: 'Se cuida, meu amor'", relata. 

Agora hospedado na casa de parentes de sua mulher, em Apiaí, cidade vizinha a Itaóca, o armador de serragem está muito abalado com a situação. Sem uma notícia definitiva sobre o que aconteceu com Ziza, Szwarc não tem mais esperanças de encontrá-la viva. 

"A dor é muito grande, por não saber onde ela está. Mas Deus vai ajudar para que a encontrem e possamos dar um enterro digno a ela. Eu a amava muito. Quero que ela seja enterrada na cidade onde passamos grandes momentos, construímos nossas vidas e fomos felizes. Ela merece todas as homenagens pela mulher que era e pela esposa maravilhosa que foi para mim, durante todos estes anos", destaca. 

Ziza era mãe de dois filhos, Diego e Thais, de um relacionamento anterior. A filha dela esteve em Apiaí, mas não pôde esperar o fim das buscas dos bombeiros porque precisou voltar para Curitiba, onde mora com o marido. 

Destruição 

A cidade de Itaóca ficou parcialmente destruída por causa do temporal. Várias pontes e ligações foram danificadas. Segundo a Defesa Civil, o Rio Palmital subiu mais de 5 metros e causou a inundação de mais de 100 casas. 

Além disso, o município ficou durante horas sem fornecimento de energia elétrica e água. A luz voltou ao município no início da tarde de segunda-feira (13). 

Prefeito lamenta situação

 O prefeito de Itaóca, Rafael Camargo, conversou com a equipe do G1 na segunda-feira e afirmou estar em "estado de choque" com a tragédia na cidade. 

"Eu nunca vi isso nem em filme. A situação chega a ser desesperadora. Fico imaginando as consequências que a população está enfrentando. A maioria da cidade está em choque. Perdemos muitos amigos que convivíamos no dia a dia", disse.


FONTE: G1


MARCADORES: CIDADE DE ITAÓCA, TRAGÉDIA, ENCHENTE, VALE DO RIBEIRA, ALTO RIBEIRA, VALERIBEIRENSE, CURITIBA


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

NÚMERO DE VÍTIMAS FATAIS NA ENCHENTE EM ITAÓCA SP AUMENTA PARA 15 PESSOAS







MARCADORES: ENCHENTE NO MUNICÍPIO DE ITAÓCA, JANEIRO DE 2014, VALE DO RIBEIRA, ALTO RIBEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO, DIVISA COM O PARANÁ, MORTOS, VÍTIMAS FATAIS, DANOS, PREJUÍZOS


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ITAÓCA (SP) JÁ TEM OITO MORTOS APÓS CHUVA; GOVERNADOR VISITA CIDADE PARA AVALIAR DANOS




Raphael Motta

Aumentou para oito o número de mortos na inundação que destruiu parcialmente Itaóca, no Vale do Ribeira (ao sul do Estado de São Paulo), nesta segunda-feira (13). A informação é da Defesa Civil Estadual, que também confirmou ao menos doze desaparecidos na cidade. 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobrevoou a cidade na tarde desta segunda e aterrissou em Itaóca para vistoriar os danos, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Samuel Moreira (PSDB) -- que já foi prefeito de Registro, no Vale do Ribeira, entre 1997 e 2004. 

 O município, de 3.200 habitantes, teve pontes e outras ligações viárias destruídas pelas cheias. Por volta de 100 moradias foram afetadas. O rio Palmital (cujo nível subiu até cinco metros, conforme a prefeitura) e outros cursos d'água que cortam a cidade transbordaram devido à chuva. 

 É possível que o governador anuncie ações complementares ao auxílio prestado pela Defesa Civil, que já enviou 200 colchões e 300 cestas básicas à cidade. O chefe da Casa Militar, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, está na cidade para dar apoio às buscas e à limpeza do município. 

 O prefeito Rafael Rodrigues Camargo (PSD) decretou estado de calamidade pública em Itaóca. "Ele fez isso a fim de ter respaldo para conseguir ajuda financeira mais rápida e usar verba da prefeitura em obras emergenciais", disse o chefe de gabinete da prefeitura, João Batista Belisário. 

 "Vai demorar até sabermos exatamente o [dinheiro necessário para reparo do] prejuízo", salienta. 

 De antemão, conforme o Palácio dos Bandeirantes, a Defesa Civil providencia o resgate de famílias ilhadas – cujo número é incerto – e prepara mais 30 cestas básicas, 110 agasalhos e 180 kits de higiene pessoal, com toalhas e escovas e creme dentais às vítimas. 

 Os itens serão levados a um posto de controle a ser montado pela corporação na escola municipal Elias Lages de Magalhães, no Centro de Itaóca. A segunda leva de produtos será enviada da capital para Registro, maior cidade do Vale do Ribeira. 

 Como o fornecimento de água foi prejudicado – tanto pelas cheias quanto pelo vazamento de óleo diesel em uma das fontes de captação, o rio Ribeira de Iguape – , a Sabesp está mandando água potável para consumo e caminhões pipa para a remoção de lama e escombros das ruas. 

 Técnicos do Instituto Geológico do Estado trabalham na verificação da estabilidade do terreno, e bombeiros trabalham nas buscas a desaparecidos e no resgate de pessoas isoladas. 

 As prefeituras de Apiaí e Ribeira, cidades vizinhas a Itaóca, mandaram retroescavadeiras e caminhões para a limpeza urbana.

 Pior cheia em 20 anos, diz morador

 O empresário Ivan Edson, residente em Itaóca há 20 anos, afirma nunca ter visto situação semelhante na cidade. "Essa enchente foi incomum. Foi uma chuva torrencial na serra (do Mar), entre Apiaí e Itaóca, e a chuva veio toda para cá".

 Edson relata que "parte do comércio 'foi embora'. Açougue, farmácia, loja de roupas, loja de móveis... Não tive prejuízo porque estou na parte alta da cidade", comenta ele, proprietário de uma pousada e uma emissora de rádio locais. 

 A prefeitura de Itaóca pede doações de água, colchões, cobertores e alimentos, mediante contato com o Fundo Social de Solidariedade do município, pelo telefone (15) 3557-1143. 

 "Ainda não abrimos conta bancária porque as agências daqui também foram inundadas", salienta o chefe de gabinete, João Batista Belisário.


FONTE:NOTÍCIAS UOL



MARCADORES: CIDADE DE ITAÓCA, APIAÍ, RIBEIRA, ALTO RIBEIRA, VALE DO RIBEIRA, ESTADO DE SÃO PAULO, CHUVAS FORTES, ENCHENTE, TRAGÉDIA

sábado, 11 de janeiro de 2014

ASTEROIDE COM 2 TRILHÕES DE KG PODERÁ CAIR NA TERRA EM 21 DE MARÇO DE 2014. MITO OU VERDADE?



Um asteroide com mais de 1 km de diâmetro estaria a caminho da Terra desde 2003 e poderia cair em nosso planeta no dia 21 de março de 2014. Segundo agências britânicas de astronomia, a chance de colisão, na época, eram cotadas de 1 em 250 mil. Apesar de pouco provável a chance existia.

 Para falar em probabilidade, podemos citar a Mega-Sena como um bom exemplo. Se você apostar 6 números com valor total de R$ 2,00 reais, sua chance de acertar é 1 em 50.063.860, ou seja, o asteroide teria 200 vezes mais chances de cair na Terra do que você um dia ganhar e ficar milionário. 

Seu nome é 2003 QQ47 e vem sendo acompanhado por inúmeras agências espaciais do hemisfério norte. Os cientistas, que coletam dados sobre ele há anos, afirmam que uma colisão de um corpo celeste com este tamanho teria impacto equivalente a mais de 20 milhões de bombas atômicas. A afirmação foi dada pelo porta-voz do Centro de Informação sobre Objetos Próximos à Terra, agência localizada no Reino Unido. 

 Os primeiros estudos sobre o asteroide detectado em 2003 foram publicados na revista Impact Risk Page, mostrando que na Escala de Turim – que vai de 0 a 10 – recebeu avaliação 1, afirmando que estar na posição 1 da escala merece a atenção e monitoração por astrônomos e agências de todo o mundo, mas não deve levantar preocupação entre as pessoas. 

Os astrônomos amenizam afirmando que às chances são extremamente baixas e é improvável que isso ocorra, mas nenhum cientista, até aquele momento, tinha descartado 100% a possibilidade de colisão. 

Sua massa total é de 2 trilhões de Kg. Os pesquisadores estudam há anos a possibilidade de abandonar o uso da Escala de Turim, isso seria motivado pelo fato de que, quando qualquer corpo celeste é detectado e entra nessa escala, um grande número de pessoas ao redor do mundo se preocupa com a possibilidade de “fim do mundo”. 

 Poucos meses após a divulgação massiva da mídia em 2003, a NASA veio à público e divulgou nota dizendo que após diversas análises, estava descartada a possibilidade de qualquer impacto. Outros astrônomos argumentaram que um corpo celeste pode ter sua órbita influenciada por campos gravitacionais de planetas e até mesmo pelo Sol. 

A NASA rebateu e publicou vídeos mostrando que os cálculos indicam que o asteroide passará a uma distância de 0,13 UA (Unidades Astronômicas) da Terra, o que equivale a 19 milhões de quilômetros.


FONTE: POMERODE NEWS


MARCADORES: ASTRONOMIA, ASTEROIDE, PLANETA TERRA, SISTEMA SOLAR, AMEAÇA ALIENÍGENA

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

VERDADES SOBRE A IDA DO HOMEM À LUA



Por Ayres Martins

A pseudo informação de que o homem não foi à Lua está em voga outra vez. Aliás, nunca esteve fora de moda. Contudo, muitos conspiracionistas a tem revisitado ultimamente, no embalo da grande onda de conspirações políticas e paracientíficas que tem acometido a internet, o que justifica a nós, críticos de pseudociências, trazermos a cabo, mais uma vez, nossas críticas. A exemplo de sites, como a famigerada página que expõe a obra “A fraude do século”, que disponibiliza diversas “provas” e evidências “irrefutáveis” de que o homem não esteve na Lua, muitos outros domínios tem sido compartilhados em blogs, foruns sensacionalistas, Facebook e toda sorte de mídia virtual e até televisiva, ultimamente. Já rebati de forma extensiva (aliás, não só eu, mas vários especialistas) as afirmações dos conspiracionistas, e desta vez serei mais conciso, destacando aqueles pontos que considero mais pertinentes à crítica. Apenas a titulo de resumo, destacarei as principais “evidências” que os conspiracionistas têm oferecido para “provar” que o homem não foi à Lua, rebatendo cada uma delas. 

1 - SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, AS PEGADAS DEIXADAS PELOS ASTRONAUTAS NA LUA, ONDE NÃO DEVERIA HAVER PEGADAS, JÁ QUE NA LUA NÃO HÁ ÁGUA E AR (PORTANTO, UMIDADE QUE JUSTIFICASSE TAIS MARCAS), PROVAM QUE A IDA DO HOMEM À LUA É UMA FRAUDE. 

 Não, as pegadas que vemos nas imagens da Lua não provam a fraude. As marcas na Lua não dependem de umidade, e elas são causadas pela estrutura em quartzo das partículas de areia que quando pressionadas sob um peso, se grudam. Por isso é errada a afirmação de que as pegadas provam que as filmagens foram executadas no deserto de Nevada, aqui na Terra.

 2 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A BANDEIRA TREMULANDO NAS IMAGENS, ONDE NÃO EXISTE AR, É PROVA DE QUE TAIS IMAGENS NÃO FORAM REALIZADAS NA LUA. 

 Não, a bandeira não tremula, como que balançando por força do vento. A bandeira, em verdade, executa leves movimentos como inércia do movimento gerado pelo astronauta que a coloca na posição desejada. E ela fica em pé, não sustentada por ar, mas sustentada por uma segunda haste horizontal, grudada à haste vertical.

 3 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A SIMPLES IMPOSSIBILIDADE DE UM PEQUENÍSSIMO MODULO LUNAR DECOLAR DA SUPERFICIE DA LUA, ENTRANDO EM ORBITA, E VOLTANDO PARA A TERRA, PROVA A FALSIDADE DA MISSÃO. 

 Não, não é verdade que uma coisa tão pequena como o modulo lunar não poderia entrar em órbita na Lua, levando os astronautas de volta à Terra. Na verdade, a gravidade da lua é 6 vezes menor que a da terra. Além do mais, aqui na terra as vezes observamos enormes foguetes pelo fato de estarem carregando um ônibus espacial (objeto do tamanho de um prédio de 14 andares). 

 4 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A PERFEIÇÃO DAS IMAGENS OBTIDAS NA MISSÃO, QUANDO NÃO TINHAMOS TECNOLOGIA PARA TAL, NOS ANOS 60/70, É MAIS UMA, DENTRE AS OUTRAS PROVAS, DE QUE O HOMEM NÃO FOI À LUA. 

 Não, as imagens não eram perfeitas demais para a época. Na verdade, quando vemos as imagens originais, que não foram trabalhadas posteriormente, percebemos como são ruins, comparadas aos padrões atuais. Isso porque a NASA entrou em contato na época com a Kodak, pedindo para que ela produzisse o que há de mais moderno no mundo em câmeras para a sua missão à Lua. 

Como forma de adendo, a maior prova de que os EUA realmente foram à Lua, é o fato mesmo de que a União Soviética acompanhou, através de seus radares, espiões e etc, toda a missão da NASA, querendo atestar sua veracidade (já que a União Soviética participava da corrida espacial e armamentista contra os EUA). Se o homem não tivesse ido mesmo à Lua, a União Soviética, junto com todo o bloco vermelho, teria sido a primeira a delatar tal fraude. A única coisa real nessa conspiração toda, é a vontade da população, sobretudo dos anti-americanos, de que tal teoria seja verdadeira.


FONTE: DEBATES CULTURAIS


COMENTÁRIO: A KGB tinha espiões infiltrados na NASA. Tinha como a URSS saber se era farsa ou não .... e justamente ela - em plena guerra fria - afirmou que astronautas dos EUA realmente estiveram lá. 


MARCADORES: LUA, TERRA, ASTRONÁUTICA, MISSÕES ESPACIAIS, MISSÃO APOLO 11, HOMEM NA LUA


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ESTUDOS SUGEREM QUE 2 EXOPLANETAS ESTÃO COBERTOS DE NUVENS



Pesquisas divulgadas na revista especializada Nature na terça-feira descobriram que dois planetas fora do Sistema Solar estão envoltos em nuvens. Contudo, os cientistas acreditam que as nuvens desses corpos não tem nada em comum com as da Terra. 

Um dos exoplanetas, um pouco maior que a Terra, é chamado de GJ 1214b. Em 2010, cientistas tentaram descobrir a composição da atmosfera do corpo quando ele passou em frente a sua estrela. Contudo, eles não conseguiram registrar nada. 

 Isso poderia significar duas coisas: que a atmosfera dessa "superTerra" é composta basicamente de moléculas mais pesadas, como água, ao invés de hidrogênio. Isso significaria que a atmosfera seria densa e comprimida, fina demais para ser registrada pelos telescópios. A outra possibilidade era de que nuvens bloqueassem o registro.

 Um time liderado por Laura Kreidberg, da Universidade de Chicago, usou o telescópio Hubble para registrar 15 passagens de GJ 1214b em frente a sua estrela no espectro do infravermelho próximo. Isso gerou dados suficientes para indicar que o planeta não tem uma atmosfera rica em água. Sobram as nuvens como explicação.​ 

 As nuvens, contudo, não são nada parecidas com as da Terra. Devido à temperatura e pressão em GJ 1214b, elas devem ser compostas de sulfureto de zinco ou cloreto de potássio. "É a primeira vez que conseguimos caracterizar a atmosfera de um exoplaneta menor que Netuno", diz Laura. 

 Um estudo muito similar - também utilizando o Hubble -, liderado por Heather Knutson do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), descobriu que GJ 436b, um exoplaneta de tamanho similar ao de Netuno, também é coberto de nuvens.


FONTE: TERRA


MARCADORES: ASTRONOMIA, EXOPLANETAS, PLANETA TERRA, SISTEMA SOLAR, OUTROS SISTEMAS PLANETÁRIOS

TEMA DO NOÉ / NOAH'S TEME - COMPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO FILME NOÉ 2014





MARCADORES: COMPOSIÇÃO DE FÃ, TRILHA SONORA, FILME NOÉ 2014, RUSSEL CROWE