quarta-feira, 16 de outubro de 2013

SOBE PARA 144 O NÚMERO DE MORTOS EM TERREMOTO NAS FILIPINAS



As autoridades das Filipinas elevaram nesta quarta-feira para 144 o número de mortos e para 2,8 milhões os afetados pelo terremoto de 7,2 graus de magnitude que atingiu na terça-feira (15) a região de Visayas, no centro do país. 

 "O número de mortos pelo terremoto subiu para 144 e outras 291 pessoas ficaram feridas", anunciou em entrevista coletiva o diretor-executivo do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas, Eduardo del Rosário. 

 Além disso, "33 pessoas permanecem desaparecidas", acrescentou. Um total de 2.841.956 indivíduos ou 558.390 famílias foram afetadas pelo terremoto, o mais forte ocorrido no arquipélago filipino nas duas últimas décadas. 

 No entanto, o número de filipinos deslocados registrados pelas autoridades é de 12.665, dos quais 12.500 se encontram em 13 abrigos. 

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, visitou hoje a ilha de Bohol para ver a situação nas zonas afetadas, onde foi declarado estado de calamidade. 

 Aquino se reuniu com membros de seu gabinete para receber atualizações sobre os esforços das equipes de emergências e dos ministérios. 

 Além disso, o líder advertiu para "severas consequências" para os comerciantes que aumentarem os preços de produtos básicos, como água e arroz. 

 O líder se deslocou depois para Cebu e visitou, entre outros lugares, a Basílica Menor do Santo Menino, considerado o monumento mais antigo da Igreja Católica do país, do século XVI, e que sofreu danos com o tremor. 

O terremoto causou grandes prejuízos na infraestrutura da zona, em hospitais, estradas, pontes, edifícios governamentais e em vários monumentos, incluídas 17 igrejas históricas. 

 Segundo os números oficiais, 20 pontes, 30 colégios e cinco delegacias sofreram danos consideráveis e 11 hospitais avarias menores. 

 As Filipinas estão localizadas sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica em que ocorrem cerca de sete mil terremotos por ano, a maioria moderados. 

Terremotos de magnitude superior a 5 graus ocorrem de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.


FONTE: GAZETA DO POVO


MARCADORES: TERREMOTOS, TSUNAMIS, CATÁSTROFES, EFEITOS DO PLANETA HERCOLUBUS NA TERRA

Nenhum comentário: