sábado, 28 de setembro de 2013

KRAKATOA VERSUS CAPITÃO JOHAN LINDEMAN



No dia 27 de Agosto de 1883 (130 anos atrás), a ilha de Krakatoa ou Cracatoa (em indonésio: Krakatau), localizada no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, desapareceu quando o vulcão de mesmo nome, no monte Perboewatan - supostamente extinto - entrou em erupção. É considerada a pior erupção vulcânica da História e que maiores danos causou.

 A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e o saldo oficial foi de mais de 37 mil mortos. Sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilômetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. O barulho chegou também até Austrália, Filipinas e Índia.

 Os efeitos atmosféricos da catástrofe, como poeira e cinzas circundando o globo, causaram estranhas transformações na Terra, como súbita queda de temperatura e transformações no nascer e pôr do Sol por aproximadamente 18 meses e levando até anos para voltar ao normal. Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas. Por causa das explosões, vários tsunamis ocorreram em diversos pontos do planeta. Perto das ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a mais de 40 metros de altura.

E uma dessas TSUNAMIS (a primeira, se não me engano) ameaçou de destruição o navio à vapor holandês  Governor General Loudon, cujo os mais de 100 passageiros e tripulantes foram salvos pela coragem do capitão Johan Lindeman, que encarou o "bicho" de frente. Sem qualquer dúvida, um sujeito muito macho:




MARCADORES: VULCÃO KRAKATOA, TSUNAMIS, HEROÍSMO, HERCOLUBUS


Nenhum comentário: