terça-feira, 24 de junho de 2014

FORTE TERREMOTO ATINGE O ALASCA - JUNHO DE 2014





Tremor de magnitude 8 foi registrado perto da ilha Little Sitkin. Segundo agências, há alerta de tsunami. 

 Do G1, em São Paulo 

 Um terremoto de magnitude 8 atingiu o Alasca nesta segunda-feira (23), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Epicentro foi localizado a 114 km de profundidade, a 24 km da ilha de Little Sitkin. 

 O terremoto foi tão grande e profundo que provocou dezenas de réplicas em uma hora - entre elas um tremor de magnitude 6, com 106 km de profundidade, a 6 km da ilha - e uma agitação que será registrada por sismógrafos em todo o mundo ao longo das próximas 24 horas, disse o sismólogo que atua como diretor do Centro de Terremoto do Alasca, Mike West. 

Foi declarado alerta de tsunami para as áreas costeiras do Alasca, segundo agências de notícias Reuters - a reportagem havia anunciado anteriormente que nenhum alerta havia sido emitido. 

 O alerta cobre as áreas costeiras do Alasca, de Nikolsko até Attu, de acordo com o centro, acrescentando que o nível de perigo de tsunami estava sendo avaliado para as costas dos Estados Unidos e do Canadá. 

 O alerta de tsunami levou à retirada de cerca de 150 moradores da cidade de Adak para locais mais elevados, de acordo com reportagens locais. Não ficou imediatamente claro se o tremor deixou vítimas ou danos. 

 Depois de cerca de duas horas após o terremoto, que ocorreu pouco antes das 13h locais (18h, em Brasília), o alerta de tsunami foi rebaixado para aviso, de acordo com a Reuters. O aviso do tsunami, menos grave do que um alerta, estava em vigor para as zonas costeiras do Alasca, de Unimak Pass a Nikolski. 

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico destacou, por sua vez, que "com base nos dados disponíveis, não é esperado um tsunami destrutivo no Pacífico", informou a France Presse. 

"O terremoto foi profundo demais para representar uma ameaça de tsunami para o litoral próximo", destacou o centro. 

O sismo pode provocar, no entanto, "uma pequena mudança do nível do mar nas próximas horas", continuou.


FONTE: G1


MARCADORES: TERREMOTO NO ALASCA, OCEANO PACÍFICO, AMEAÇA DE TSUNAMI, CATÁSTROFE NATURAL, EFEITOS DO PLANETA HERCÓLUBUS NA TERRA


Nenhum comentário: