domingo, 24 de dezembro de 2017

ASTEROIDE OUMUAMUA: "O PRIMEIRO A ALCANÇAR" - DEZEMBRO DE 2017




No idioma havaiano, OUMUAMUA significa "o primeiro a alcançar". Trata-se de um asteroide interestelar, pois de acordo com os cientistas, ele não faz parte do nosso sistema solar, ou seja, veio de longe, tornando-se "o primeiro" a nos alcançar. Nome curioso esse. Me pergunto quem será o segundo a "nos alcançar".

Esperei algum tempo para que mais notícias sobre essa imensa rocha cósmica, que tanto se destacou no noticiário científico. Vejam a imagem artística (não é foto) abaixo. Parece aquele típico asteroide saído dum filme de ficção científica, prestes a se chocar com a terra, o que não é o caso:






Ele é tão misterioso, que chegou-se a investigar se o mesmo emitia sinais de rádio, pois se teorizou que poderia ser uma sonda espacial alienígena!

Oumuamua foi descoberto em 19 de outubro pelo telescópio Pan-STARRS 1, que fica no Havaí (isso explica a origem do nome). Foi detectado emitindo uma luz fraca, o que para os astrônomos inicialmente indicava que se tratava de um pequeno cometa. Mais adiante, novas observações confirmaram se tratar de um asteroide oval, o qual alcançou a velocidade máxima de 315 mil km/h e neste mês de dezembro se encontra a 295 milhões de km do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Astrônomos acreditam que ele é originário da constelação de Lyra e que sairá do nosso Sistema Solar apenas em 2022.





MARCADORES: SISTEMA SOLAR, SOL, PLANETA TERRA, ASTRONOMIA, ASTEROIDE INTERESTELAR 1I/OUMUAMUA, "O PRIMEIRO A ALCANÇAR", OBJETO CELESTE EXTRA-SOLAR, PLANETESIMAL, DEZEMBRO DE 2017


Nenhum comentário: