quarta-feira, 15 de março de 2017

ISLANDESES JÁ PLANEJAM, COM SERÁ FEITA UMA POSSÍVEL EVACUAÇÃO DOS ARREDORES DO VULCÃO KATLA - MARÇO DE 2017




NÃO É POSSÍVEL GARANTIR AVISOS DE EVACUAÇÃO DE VULCÃO (KATLA)


AUTORA: Nanna Árnadóttir

"A Regulação de Correios e Telecomunicações (RPT) na Islândia anunciou que ela não pode garantir mensagens de evacuação em tempo oportuno no caso de uma erupção no vulcão Katla, relata a RÚV.

O vulcão Katla tem estado bastante instável ultimamente, significando que os planos de contingência estão sendo revistos.

No caso de uma erupção no vulcão Katla, uma mensagem de texto de emergência (celular) será enviada para os residentes na área circundante, levando as pessoas a evacuar. No entanto, o RPT teme que, como alguns moradores só terão cerca de quinze minutos para sair, o aviso não será suficiente.

No passado, quando Katla entrou em erupção, desencadeou inundações glaciais com - às vezes - conseqüências catastróficas.

Três áreas são especialmente vulneráveis ​​às inundações repentinas, Mýrdalssandur, Sólheimajökull e Markarfljótur. As pessoas de Sólheimajökull estão na posição mais precária, dizem os representantes do RPT, já que terão apenas 15 minutos para evacuar e os residentes já apresentaram queixas sobre recepção móvel ruim.

"É impossível garantir que todo mundo vai receber a mensagem", disse Þorleifur Jónasson com o RPT, embora medidas estão sendo tomadas para melhorar a recepção móvel."



FONTE: THE REYKJAVIK GRAPEVINE



COMENTÁRIO: essa notícia simplesmente não teve repercussão internacional. Ora, se os próprios islandeses temem a erupção do katla, seria urgente que o resto do planeta se preparasse para um novo tempo.

Sim, um novo tempo, pois alguns cientistas até já calcularam o impacto da chuva de cinzas vulcânicas sobre a Europa, e o como elas poderão danificar a agricultura européia, levando a uma escassez de alimentos e subida nos preços. Também tem a queda na temperatura global, começando pelo continente europeu, e afetando até o hemisfério sul.

Ou seja, um novo tempo, o qual mudará completamente o planeta tal como hoje o conhecemos. Após o Katla explodir, a frase "o inverno está chegando" não estará restrita a uma fantasia literária e de TV.

Para quem não entendeu, "inundações glaciais" são o resultado do derretimento de geleiras, as quais não faltam na Islândia.






MARCADORES: EUROPA, ILHA / REPÚBLICA DA ISLÂNDIA, OCEANO ATLÂNTICO, ATLÂNTICO NORTE, VULCANISMO, VULCÕES ISLANDESES, VULCÃO ISLANDÊS KATLA EM 2017, CINZAS VULCÂNICAS NA ESTRATOSFERA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RESFRIAMENTO GLOBAL, INVERNO RIGOROSO, MUITO FRIO, PLANETA TERRA


Nenhum comentário: