quarta-feira, 26 de março de 2014

31 PAÍSES DO CARIBE FIZERAM ENSAIO GERAL DE ALERTA DE TSUNAMI - 26 DE MARÇO DE 2014



Ensaio geral de alerta de tsunami no Caribe


AFP - Agence France-Presse

  Um total de 31 países caribenhos e regiões adjacentes participam nesta quarta-feira em um simulado de alerta de tsunami, organizado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco, informou a entidade.

O exército devia começar às 10H00 GMT (7H00 no horário de Brasília), com mensagens de alerta fictícias lançadas pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) e o Centro Nacional de Alerta de Ti tsunamis dos Estados Unidos (NTWC). 

Isto permitirá verificar "o funcionamento do sistema de alerta contra tsunamis e outros riscos costeiros para o Caribe e regiões adjacentes, criado pelo COI em 2005", acrescenta a agência com sede em Paris. 

O suposto tsunami terá sua origem 430 km ao oeste de Gibraltar, e seguirá "o modelo do terremoto e tsunami que ocorreu na área em 1º de novembro de 1755", que levou à destruição quase total de Lisboa. 

"De acordo com os registros da época, as primeiras ondas atingiram Lisboa vinte minutos depois do terremoto e a ilha de Antígua mais de nove horas depois", lembra o comunicado. 

Segundo a Unesco, "ao longo dos últimos cinco séculos, o Caribe experimentou 75 tsunamis, ou seja, quase 10% dos tsunamis oceânicos que ocorreram no mundo durante esse período". 

E, desde meados do século XIX, esses eventos fizeram "mais de 3.500 vítimas na região", segundo dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). 

Os países participantes são Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Colômbia, Costa Rica , Curaçao, Dominica, Estados Unidos (com Porto Rico e Ilhas Virgens), França (com Martinica, Guadalupe, Saint Martin e Guiana Francesa), Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Holanda (com as Antilhas Holandesas), Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Reino Unido (Anguilla, Ilhas Virgens Britânicas, Bermudas, Ilhas Cayman, Ilhas Turcas e Caicos), São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidade e Tobago e Venezuela.


FONTE: http://www.em.com.br/


MARCADORES: TSUNAMIS, TERREMOTOS, CATÁSTROFES NATURAIS, EFEITOS DO PLANETA HERCÓLUBUS NA TERRA

Nenhum comentário: