domingo, 4 de maio de 2014

UM DIA NO EXOPLANETA BETA PICTORIS B TEM APENAS OITO HORAS




Astrônomos medem pela primeira vez a duração de um dia no planeta extrassolar Beta Pictoris b

Astrônomos holandeses conseguiram medir, pela primeira vez, a duração de um dia num planeta fora do Sistema Solar, o Beta Pictoris b, que tem apenas oito horas diárias, informou esta quarta-feira o Observatório Europeu do Sul (OES). 

 A medição foi feita a partir das observações obtidas com o telescópio VLT e, de acordo com uma nota do OES, o planeta extrassolar, apesar de ter um dia com apenas oito horas, é 16 vezes maior do que a Terra e tem três mil vezes mais massa do que o «planeta azul». 

 A duração de um dia no Beta Pictoris b corresponde a «um valor muito menor do que o observado em qualquer planeta no Sistema Solar», sendo que o equador do planeta extrassolar se «desloca a quase 100 mil quilômetros por hora» (a velocidade de rotação da Terra no equador é de 1.674,4 quilômetros por hora), assinala o OES. 

O exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) Beta Pictoris b orbita a estrela visível a olho nu chamada Beta Pictoris, que se localiza a cerca de 63 anos-luz da Terra, na constelação austral do Pintor, e a uma distância equivalente a oito vezes a que medeia a Terra e o Sol, o que faz com que seja o planeta extrassolar «mais próximo da sua estrela para o qual se obteve uma imagem direta». 

 Para obterem os resultados, astrônomos da Universidade de Leiden e do Instituto Holandês de Investigação Espacial usaram a técnica de «espectroscopia de alta dispersão para separar a luz das suas cores constituintes, diferentes comprimentos de onda no espectro». 

 Para um dos coautores da investigação, Remco de Kok, «a primeira medição da rotação de um exoplaneta mostra que a tendência observada no Sistema Solar de que os planetas de maior massa rodam mais depressa pode aplicar-se de igual modo aos exoplanetas». 

 Descoberto há cerca de seis anos, o Beta Pictoris b é considerado um planeta muito jovem, com quase 20 milhões de anos (a Terra tem 4,5 mil milhões de anos). 

 De acordo com o Observatório Europeu do Sul, espera-se que, com o passar do tempo, «o exoplaneta arrefeça e encolha, o que fará com que rode ainda mais depressa» (a rotação da Terra está a diminuir devido às «interações de maré» com a Lua). 

 Os resultados do trabalho da equipe de astrônomos holandeses foram publicados na quinta-feira* na revista «Nature».


*24 de abril de 2014


FONTE: TVI 24



MARCADORES: PLANETAS, EXOPLANETAS, SOL, OUTROS SÓIS, ESTRELAS, SISTEMA SOLAR, PLANETA TERRA, EXOPLANETA BETA PICTORIS B, ASTRONOMIA, DESCOBERTAS E PESQUISAS ASTRONÔMICAS


Nenhum comentário: