sábado, 28 de junho de 2014

ENCHENTE CAUSA SEVEROS DANOS NO MEIO-OESTE DE SANTA CATARINA - JUNHO DE 2014



Foto: Daisy Trombetta / Agência RBS
RIO DO PEIXE ATINGE MAIOR NÍVEL DESDE 1983 EM JOAÇABA, NO MEIO-OESTE DE SC

Águas estão baixando, mas dezenas de famílias continuam fora de casa na região

As chuvas incessantes dos últimos dias fizeram o Rio do Peixe atingir a maior marca desde 1983, quando foi registrada uma enchente histórica no Estado. Por volta das 23h desta sexta-feira, as águas estavam 10,35 metros acima do nível considerado normal em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. 

 A situação continua preocupante, mas com chuvas mais fracas o rio está baixando. O nível por volta das 8h45min estava em 8,85 metros acima do convencional. Dezenas de famílias estão fora de casa, por medida de precaução. Duas estão em um abrigo da prefeitura, mas a maioria contou com ajuda de parentes. 

 A ponte Jorge Lacerda, que liga Joaçaba a Herval d’Oeste, ficou interditada para o tráfego de veículos, mas foi liberada por volta das 8h30min. A passarela Atilio Pagnoncelli, utilizada por pedestres para travessia do Rio do Peixe, permanece fechada. 

Na região, pelo menos 250 famílias foram atingidas pelas chuvas. Um dos cenários mais preocupantes é na cidade de Videira, onde está a maioria das casas inundadas. Embora o nível do rio também esteja baixando no município, centenas de pessoas permanecem na casa de parentes e amigos. 

Ao todo, 12 municípios do Meio-Oeste catarinense decretaram situação de emergência, até a manhã deste sábado, por conta das chuvas e alagamentos dos últimos dias.


FONTE:ZERO HORA








MARCADORES: ENCHENTES EM SANTA CATARINA 2014, MEIO-OESTE CATARINENSE, CHUVAS FORTES, SUL DO BRASIL, CHUVA FORTE NO INVERNO É COMUM?


Nenhum comentário: