domingo, 8 de junho de 2014

ERUPÇÃO VULCÂNICA NA ISLÂNDIA É COMPARADA A AMEAÇA TERRORISTA NUCLEAR



Notícia de abril de 2014

O aviso foi feito por um grupo de pesquisadores e cientistas do Instituto de Pesquisa Geológica e do Serviço de Meteorologia britânicos, que também envolveu cientistas da Universidade de Edimburgo (Escócia). Eles argumentam que certos tipos de erupções em vulcões islandeses, conhecidas como erupções efusivas ricas em gás, devem ser consideradas um risco imediato à saúde humana e ao meio ambiente em grande parte do norte da Europa. 

Eles podem permanecer em erupção por meses e causar devastação geológica por milhares de quilômetros. O vulcão Eyjafjallajökull (foto), que entrou em erupção em 2010, é do tipo mais "explosivo", pois expele cinzas na atmosfera em um período curto de tempo. Apesar do tráfego aéreo ter ficado parado como resultado da erupção, o Serviço Meteorológico diz que o evento foi pequeno, dado o poder potencial mortal que os vulcões da Islândia possuem. 

 Sua pesquisa menciona a catastrófica erupção de Laki em 1783, que acredita-se ter levado à morte dezenas de milhares de britânicos e até mesmo a Revolução Francesa. Se outra dessas erupções ocorrer, então a Grã-Bretanha e outros países seriam cobertos por uma camada de cinzas e materiais tóxicos, e ainda vários meses de clima severo. 

Suas teorias foram ao ar hoje durante uma conferência da União de Geociências da Europa em Viena, Áustria. Um artigo no estudo diz: 

 "Seguindo os impactos da erupção do Eyjafjallajökull em 2010, dois tipos de erupção vulcânica foram adicionados ao Registro Nacional de Riscos para Emergências Civis do Reino Unido. Um desses, uma grande erupção vulcânica rica em gás, foi identificada como uma ameaça natural de grande impacto, uma das três piores ameaças que podem ser sofridas pelo Reino Unido. O cenário de erupção é tipificado pela erupção de Laki na Islândia em 1783-1784. O Secretariado de Contingência Civil (CCS) do Gabinete de Governo do Reino Unido, tem trabalhado em quantificar o risco e melhor entender seus impactos em potencial. Ele também está trabalhando para gerar e pensar sobre os impactos de um "pior cenário possível crível", que pode ser utilizado para tomada de decisões e preparação em antecipação a uma erupção." 

 A Islândia é uma das regiões geologicamente mais ativas do planeta, com uma média de uma erupção a cada cinco anos. A ilha atualmente possui 30 sistemas vulcânicos ativos que têm entrado em erupção periodicamente por milhares de anos. O local registrou três "grandes" eventos de tamanho similar ao de Laki nos últimos 1.130 anos. 

Após as erupções de 2010, o Gabinete emitiu uma atualização do Registro Nacional de Risco, que descreve erupções efusivas como "riscos de alta prioridade" para o país. Ele ainda adiciona: "a erupção de Laki, do vulcão Grímsvötn na Islândia é a mais compreendida erupção de grande magnitude deste tipo que temos dados. Análises dessa erupção indica que níveis significativos de dióxido de enxofre, clorina e fluorina foram lançados no ar por vários meses, causando poluição visível, perda massiva de lavouras e milhares de mortes. Uma erupção dessa escala e tipo poderia ter impactos na saúde pública. Fechamentos do espaço aéreo em escala ainda maior e prolongada do que o ocorrido em 2010 poderiam ser esperados devido à longevidade de tal erupção."


FONTE: ISLÂNDIA BRASIL: O BLOG


MARCADORES: VULCÕES, VULCANISMO, ATIVIDADES VULCÂNICAS, ISLÂNDIA, EUROPA, CLIMA, CINZAS VULCÂNICAS


Nenhum comentário: