terça-feira, 10 de junho de 2014

ENCHENTE NA CIDADE CATARINENSE DE JARAGUÁ DO SUL, VALE DO ITAJAÍ - JUNHO DE 2014




Grande volume de chuva na alta bacia do Itapocu causou enchente em Jaraguá do Sul e região


  Fenômeno fez com que ocorressem alagamentos em áreas nunca relatadas pelos moradores 

Em Jaraguá do Sul, as cheias nos rios Itapocu, Cerro, Luz e Jaraguá levaram o município a decretar Situação de Emer­gência neste domingo (8 de junho). O volume de precipita­ção passou dos 300 mm. Cerca de cem ruas tiveram pontos de alagamentos registrados, o que obrigou a Defesa Civil bloquear o trânsito em diversos trechos.


  Os bairros mais atingidos foram Vila Nova, Três Rios do Norte, Rio Molha, Jaraguá Esquerdo, Estrada Nova, Rau, Ilha da Fi­gueira e Vila Lenzi. As pontes do Trabalhador, do Vaillati, do Rodeio e da Ilha da Figueira, de acesso ao Centro, também che­garam a ser interditadas. 

 De acordo com o coordenador regional de Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, o grande volume de precipitação em pouco tempo foi o principal motivo para a ocorrência de alagamentos em áreas nunca relatadas pelos moradores, tanto em Jaraguá quanto na vizinha Guaramirim. “Em Guaramirim, segundo os moradores, nunca houve uma enchente como essa que foi, em curto espaço de tempo, uma chuva com tanta extremicidade”, destacou. 

 Ainda segundo Edival, a precipitação ficou concentrada na região alta da bacia do Itapocu, fazendo o nível dos rios se elevarem além do normal. “Esse volume ficou concentrado em São Bento (do Sul) e em Corupá, e isso prejudicou a juzante, envolvendo Jaraguá, Guaramirim e ainda Araquari”, destacou. Mesmo com a chuva parando, a preocupação persiste com relação aos deslizamentos. “Há o risco para o morador que está próximo as encostas. Que ele observe e, em caso de anormalidade, que acione a Defesa Civil do município”, alertou.


FONTE: NOTÍCIAS DO DIA






MARCADORES: BRASIL, SUL DO BRASIL, ESTADO DE SANTA CATARINA, VALE DO ITAJAÍ, JARAGUÁ DO SUL, ENCHENTE, ALAGAMENTOS, CHUVAS FORTES, PREJUÍZOS, DANOS MATERIAIS, DESABRIGADOS, JUNHO DE 2014

Nenhum comentário: