terça-feira, 8 de julho de 2014

TUFÃO NEOGURI DEIXA MORTOS EM OKINAWA, NO JAPÃO - JULHO DE 2014




O poderoso tufão Neoguri atingiu nesta terça-feira (8) as ilhas de Okinawa, no sul de Japão, deixando dois mortos e obrigando mais de meio milhão de pessoas a deixarem suas casas.

 Foram registradas rajadas de vento de até 216 quilômetros por hora e chuvas torrenciais, o que causou o cancelamento de centenas de voos, assim como as viagens de barco entre as ilhas. 

Na capital, Naha, os sinais de trânsito pararam de funcionar e as redes de televisão exibiam imagens de ruas desertas varridas por ventos violentos e chuvas torrenciais, árvores caídas nas estradas e o mar muito agitado. 

A guarda costeira e a polícia afirmaram que um homem de 62 anos foi encontrado morto depois de ter caído de seu barco em águas agitadas, perto da terra firme. A rede pública NHK indicou a morte de um pescador de 81 anos na cidade de Kumamoto. 

A Polícia de Okinawa indicou que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas. Já a rede NHK estimou que o número de feridos chegava a 25. 

As escolas estavam fechadas e cerca de 70.000 casas de Okinawa ficaram sem eletricidade, informou a NHK. 

"Não temos água nem eletricidade, mas o gás segue funcionando", declarou Takura Ogawa, que vive em Chatan, uma cidade do centro de Okinawa. 

A agência meteorológica japonesa emitiu na segunda-feira (7) um alerta especial para a principal ilha de Okinawa, onde vivem cerca de 1,2 milhão de pessoas, prevendo ventos fortes, chuvas torrenciais e ondas gigantes que já estavam afetando as zonas meridionais. 

'É uma situação excepcional, com um risco potencial enorme e queremos que a população esteja em um lugar seguro e siga as instruções das autoridades locais', advertiu um funcionário da agência. 

No total, 590 mil pessoas são afetadas pela recomendação de se refugiar em um lugar seguro de suas casas ou se dirigir a um refúgio coletivo. 

Setecentas pessoas já haviam se dirigido a refúgios coletivos, de acordo com a agência de notícias Jinji. 

Ondas de 14 metros 

As ondas podem alcançar os 14 metros de altura, segundo a agência meteorológica. 

As empresas planejavam permanecer fechadas ao menos nesta terça-feira.

 Depois de alcançar o mar da China Oriental, o tufão Neoguri, que chegou a ter um diâmetro de várias centenas de quilômetros, provavelmente manterá seu avanço ao norte a 30 km/h, afirmou a agência meteorológica. 

De acordo com essa agência, o tufão vai atravessar quase todo o Japão, de norte a sul e de leste a oeste, ao longo da semana. 

Depois de Okinawa, ele vai se dirigir à ilha de Kyushu, uma das quatro principais do Japão, onde fortes chuvas já foram registradas. 

Os meteorologistas indicam que, depois de ganhar potência em um primeiro momento, Neoguri perdeu um pouco de vigor e talvez se transforme em uma depressão antes de alcançar a ilha central de Honshu, onde estão localizadas as principais cidades japonesas, incluindo Tóquio e Osaka.


FONTE: G1 - MUNDO


MARCADORES: JAPÃO, ÁSIA, OCEANO PACÍFICO, ARQUIPÉLAGO DE OKINAWA, TUFÃO, CATÁSTROFE NATURAL

Nenhum comentário: