quinta-feira, 24 de julho de 2014

30 MIL PESSOAS ESTÃO ISOLADAS NA CHINA POR MEDO QUE A PESTE BUBÔNICA SE ESPALHE. DOIS CASOS FORAM CONFIRMADOS NOS EUA




Autoridades de saúde do Novo México confirmam que uma mulher de 43 anos foi hospitalizada, após ter sido diagnosticada com Peste Negra. Já é o segundo caso relatado este ano, no mesmo estado. 

De acordo com o secretário de Saúde do Novo México, Retta Ward, a mulher, provavelmente foi exposta à doença quando seus cães trouxeram pulgas infectadas em sua casa. 

 O primeiro caso de peste no Estado aconteceu no início deste ano, em Torrence County, a nordeste de Albuquerque, EUA, em um homem de 57. Autoridades dizem que ele ainda está se recuperando. 

 Autoridades em Colorado dizem que quatro moradores locais foram recentemente diagnosticadas com a peste. Todos eles tiveram contato com a bactéria a partir de um único cão infectado, que acabou falecendo. 

 Porém, segundo informação divulgada na Reuters, o maior surto da doença está acontecendo na China, onde 30 mil pessoas estão isoladas em algumas regiões da cidade de Yumen, por conta da peste. A cidade, que possui 100 mil habitantes, está em estado de alerta, já que quase metade de sua população está trancada nos limites impostos pelas autoridades chinesas. 

Apesar da preocupação popular, o Departamento de Saúde de Pequim afirma que é muito raro que ocorra a propagação da peste negra na capital chinesa, já que os surtos dessa doença são considerados raros na China e os maiores casos acontecem em regiões rurais mais afastadas. 

 A medida foi colocada em prática após a morte de um homem de 38 anos, no último dia 16 deste mês, em virtude da doença. Sua infecção se deu através do contato com uma marmota infectada. 

Os moradores de Yumen disseram que não podem sair da área de isolamento, já que a polícia instalou barricadas até para impedir a entrada de outras pessoas nas regiões de risco. Além disso, 151 pessoas foram colocadas em quarentena após terem entrado em contato com o homem que veio a óbito. Nenhuma delas apresentou sintomas da doença, até então. 

 Com um ar de desconfiança, o Dr. William Schaffner, professor de medicina preventiva e doenças infecciosas na Universidade de Vanderbilt Medical Center, em Nashville, Tennessee, disse que isolar uma cidade é uma medida preventiva extrema demais se tratando de um único caso de peste bubônica. "Eu sinto que há algo que nós não sabemos, porque isso parece uma resposta muito expansiva, se tratando apenas de um caso confirmado", disse Schaffner. 

 "Temos casos de peste bubônica de tempos em tempos nos Estados Unidos e eles não precisam deste tipo de medida de saúde pública", comparou o doutor. "Estou muito intrigado com as circunstâncias que posso observar, chegando a acreditar que o perigo é real", concluiu Schaffner, supondo algo mais assustador. 

 O que é a Peste Negra? 

 A peste negra - também chamada de peste bubônica - é uma doença bacteriana ( provocada pela espécie Yersinia pestis )originária de roedores, geralmente transmitida aos seres humanos a partir de pulgas infectadas. É responsável pela "Morte Negra", epidemia de grandes proporções que dizimou mais de 200 milhões de pessoas na Europa durante o século XIV e mudou o rumo da história ocidental. 

Um dos sintomas mais comuns da doença, é o inchaço das glândulas linfáticas, acompanhadas de dores. Além disso, formam-se “bubões”, geralmente nas axilas, virilhas e pescoço. Pode ocorrer também a gangrena das extremidades do corpo, como dedos das mãos e pés, lábios e nariz. Hoje, seu tratamento é realizado através de antibióticos.


FONTE: OLHAR DIRETO


MARCADORES: PESTE NEGRA, DOENÇA, QUARENTENA, RISCO DE EPIDEMIA


Nenhum comentário: