sábado, 6 de dezembro de 2014

TUFÃO HAGUPIT CHEGA DOMINGO NAS FILIPINAS, ONDE JÁ HÁ 600 MIL EVACUADOS





O tufão Hagupit, acompanhado de ventos constantes de 185 km/h e rajadas de até 220 km/h, chegará no domingo às Filipinas, onde 600 mil pessoas já fugiram de seus lares, informaram neste sábado as autoridades. 

O último boletim da Agência Meteorológica das Filipinas (Pagasa) detalhou que Ruby, o nome local, se movimenta em direção ao país em uma velocidade de 13 km/h, e chegará à região central na primeira hora do domingo, em vez de hoje, como estava previsto, e levará mais de três dias para atravessar o arquipélago. 


Moradores da cidade de Basey, em Samar, confirmaram à televisão local "ANC" que já há fortes ventos e chuvas intensas, embora o tufão se encontre a 180 quilômetros do litoral oriental filipino. 


Os meteorologistas preveem, segundo os últimos dados, que Hagupit não seguirá a mesma rota que Haiyan percorreu em novembro de 2013 e deixando 6.300 mortos e milhões de desalojados e desabrigados, mas baterá ligeiramente mais ao norte e castigará primeiro as províncias de Samar Oriental e Samar do Norte. 


Pagasa advertiu da possibilidade de uma ressaca ciclônica de seis metros de altura nas áreas mais ameaçadas que pode atingir os imóveis de somente um andar. 

O tufão Hagupit passará a somente 130 quilômetros de Manila na tarde do domingo, e são esperadas intensas precipitações na capital filipina, onde vivem 12 milhões de pessoas. 


A Agência de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas completou a evacuação nas zonas litorâneas da cidade de Borongan, para onde o tufão se dirige. 


As autoridades declararam alerta 3 - de um máximo de 4 - em oito províncias, fecharam vários portos e cancelaram pelo menos 90 voos nacionais e internacionais. 


O chefe da Cruz Vermelha Espanhola nas Filipinas, Roger Alonso, contou à Agência Efe que estão distribuindo material de ajuda humanitária às localidades estratégicas da região que será afetada.
"Além da complicada logística própria das Filipinas, esta situação de emergência é ainda mais difícil porque não está claro que caminho o tufão seguirá, mas distribuímos o material em cidades estratégicas para depois poder transportá-lo com a maior facilidade possível", explicou Alonso. 


Hagupit afetará cerca de 4,5 milhões de pessoas quando entrar no arquipélago filipino, segundo cálculos do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários. 


Entre 15 e 20 tufões passam todos os anos pelas Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa pelo em junho e termina em novembro.



FONTE: TERRA


MARCADORES: ARQUIPÉLAGO DAS FILIPINAS, OCEANO PACÍFICO, ÁSIA, TUFÃO HAGUPIT, EVACUADOS FILIPINOS, CLIMA EXTREMO, METEOROLOGIA

Nenhum comentário: