sábado, 10 de janeiro de 2015

TELESCÓPIO KEPLER REVELA O "EXOPLANETA" NÚMERO 1.000 - JANEIRO DE 2015




Nuno Patrício

Está confirmado e anunciado o milionésimo Exoplaneta encontrado pela Agência Espacial Norte Americana (NASA). 

A NASA anunciou hoje a confirmação de mais um exoplaneta. Os dados do telescópio espacial Kepler permitiram a confirmação do milionésimo planeta encontrado fora do nosso sistema solar. 

 Desde sempre que a humanidade procura no espaço profundo mais fenômenos e mais objetos físicos fora do nosso sistema solar, procura essa que já provou existirem muitos grupos planetários semelhantes ao nosso. 

 Dos mil exoplanetas, poucos são os que apresentam condições semelhantes a da Terra. 

 Apenas oito têm dimensões similares, incluindo o exoplaneta Kepler-438b, que se encontra a 475 anos-luz. O Kepler-438b apresenta uma distância de raio igual a do nosso planeta e com condições de existência de água em estado liquido. 

 Os dados enviados pelo Kepler revelam ainda mais candidatos a planetas, cerca de 554, que ainda vão necessitar de mais investigação e analise. 

 No total a NASA prevê que num futuro próximo mais de 4.000 exoplanetas sejam apresentados, caso se venha a confirmar as observações em curso.

 A missão do Telescópio Kepler consiste na observação e procura de objetos celestes e deverá por planetas extra solares. 

 A sonda da NASA deverá observar até ao final da missão mais de 100.000 estrelas um período de quatro anos, a fim de detectar alguma ocultação periódica de uma estrela por um de seus planetas. 

Até ao fim deste artigo, o site da NASA (kepler.nasa.gov) apresentava ter descoberto 1.004 Exoplanetas.


FONTE: RTP NOTÍCIAS


MARCADORES: ASTRONOMIA, ESTRELAS, GALÁXIA VIA LÁCTEA, PLANETAS DE FORA DO SISTEMA SOLAR, EXOPLANETAS

Nenhum comentário: