"Não importa de modo algum o que está acontecendo. Siga fazendo a morte, o importante é a morte de segundo a segundo, continuem praticando a morte e o desdobramento astral e verão os resultados que irão ter." V.M. Rabolú
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
TREMOR DE TERRA ASSUSTA MORADORES DE TUNAS DO PARANÁ - JANEIRO DE 2015
De acordo com especialistas, abalo sísmico foi superficial e pequeno. 'É uma mistura de medo com curiosidade', conta morador da cidade.
Bibiana Dionísio
Do G1 PR
Um tremor de terra assustou os moradores de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, na tarde de segunda-feira (5). O abalo sísmico foi avaliado pelos especialistas como de pequena proporção. De qualquer forma, foi registrado por unidades de monitoramento do país. De acordo com a prefeitura, ninguém ficou ferido.
“Todo mundo estava assustado porque não sabe bem o que aconteceu e se vai ter mais. Foi um tremor de alguns segundos, tremeu tudo e deu para sentir bem”, contou o servidor municipal Caio Murilo Cruz da Silva, de 27 anos. Ele disse que sempre morou na cidade e que esta foi a primeira vez que a terra tremeu. A experiência tem mexido com o imaginário da população. “Diz a lenda que aqui tem um vulcão adormecido. Na verdade, dá um pouco de medo, mas é uma mistura de medo com curiosidade”, brincou.
Conforme o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o abalo foi superficial e, por isso, mais sensível para os moradores. A magnitude foi de 3.1 na escala Richter.
A Rede Sismográfica Brasileira também registrou o tremor. Segundo o professor Lucas Vieira Barros, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), o tremor teve duração de menos de um minuto, e ainda que a graduação tenha sido pequena, pode ter causado rachaduras e estrondos - sem danos graves.
Quanto à ocorrência de novos tremores, o professor Barros afirmou que pelo retrospecto do Paraná, a tendência é de que os abalos sísmicos sejam raros. Todavia, como não é possível prevê-los, não se pode afirmar que haverá novos. “O Paraná é assísmico. O maior abalo registrado no estado foi em janeiro de 2006, em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, de 4.3 na escala Richter”, lembrou.
FONTE: G1 PARANÁ
MARCADORES: TREMOR DE TERRA, CIDADE DE TUNAS DO PARANÁ, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, ESTADO DO PARANÁ, SUL DO BRASIL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário