segunda-feira, 18 de maio de 2015

NEPAL PEDE AJUDA FINANCEIRA PARA RECONSTRUIR PAÍS - MAIO DE 2015




Por Jornal i

O primeiro-ministro nepalês lançou este Domingo um apelo. 

O primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, fez neste domingo um apelo visando levantar dois bilhões de dólares para um fundo de reconstrução do país, devastado por dois violentos terremotos que causaram mais de 8.500 mortos. 

 “O nosso objetivo é recolher dois bilhões de dólares. O governo necessita de pelo menos 200 milhões de dólares para criar o fundo”, declarou o primeiro-ministro, Sushil Koirala.

 O executivo nepalês, no poder há um ano, foi muito criticado por ter demorado a reagir após o terremoto de magnitude 7,8 na escala de Richter ocorrido a 25 de Abril, seguido de outro de magnitude 7,3, a 12 de Maio, que arrasaram as infraestruturas do país e destruíram milhares de casas. 

 “A reabilitação e a reconstrução são muito importantes para nós, e esperamos que nossos amigos venham generosamente em nosso socorro”, acrescentou o primeiro-ministro. 

 Mais de 20 países participaram nas operações de resgate e assistência desde o primeiro terremoto, enviando para o Nepal profissionais de saúde e ajuda humanitária. 

 Mas a ONU anunciou este mês ter recebido apenas 22 milhões de dólares em resposta ao seu apelo para 415 milhões de dólares. 

 A Cruz Vermelha sublinhou no sábado que vai entrar em modo de emergência absoluta no Nepal e revisou para cima seu apelo para donativos, de 35 para 93 milhões de dólares, explicando que o segundo terremoto “agravou a situação” dramaticamente. 

 Várias outras agências humanitárias alertaram também para a situação dos nepaleses, que corre o risco de piorar à medida que se aproxima a época das monções, cujas chuvas torrenciais deverão provocar deslizamentos de terras e isolar ainda mais aldeias.


FONTE: EPOCH TIMES



MARCADORES: TERREMOTO NO NEPAL, ÁSIA CENTRAL, CHINA, ÍNDIA, AJUDA INTERNACIONAL, EPOCH TIMES

Nenhum comentário: