segunda-feira, 1 de junho de 2015

SISMÓLOGOS ALERTAM PARA RISCO DE 'BIG ONE' NO JAPÃO APÓS TERREMOTO DE SÁBADO, 30 DE MAIO - JUNHO DE 2015






AFP/ Agence France-Presse

Sismólogos pediram neste domingo ao Japão para que se mantenha alerta diante de um possível "Big One", depois que um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa do país e deixou uma dezena de feridos. Os edifícios tremeram durante quase um minuto em Tóquio e áreas vizinhas na noite de sábado pelo terremoto que ocorreu em uma parte remota do Oceano Pacífico, a 874 quilômetros ao sul da capital, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

Segundo o USGS, o epicentro do terremoto foi a 676 quilômetros abaixo da superfície. Doze pessoas ficaram feridas e nenhum morto foi registrado até o momento. 


O terremoto de sábado foi o segundo em magnitude ocorrido em Tóquio dentro de uma semana, após o terremoto de segunda-feira, menos intenso mas também menos profundo. 


Alguns especialistas advertem que os recentes terremotos e erupções vulcânicas podem ser sinais de que as áreas próximas do país estão entrando numa fase de mudanças na crosta terrestre. 


"O Japão está em um estágio ativo agora", disse à AFP Toshiyasu Nagao, diretor do Centro de Predição e Pesquisa de Terremotos da Universidade de Tokai. "Devemos estar atentos sabendo que (...) um terremoto com uma magnitude suficiente para afetar nossa sociedade pode ocorrer a qualquer momento no futuro", explicou. 


O Japão está na junção de quatro placas tectônicas e abriga 20% dos terremotos mais poderosos que ocorrem a cada ano no mundo, embora geralmente não causem grandes danos, já que as regras para a construção de edifícios é bastante rigorosa.



FONTE: ESTADO DE MINAS


MARCADORES: JAPÃO, TERREMOTO NO OCEANO PACÍFICO, RISCO DE TSUNAMI, RISCO DE 'BIG ONE'

Nenhum comentário: