"Não importa de modo algum o que está acontecendo. Siga fazendo a morte, o importante é a morte de segundo a segundo, continuem praticando a morte e o desdobramento astral e verão os resultados que irão ter." V.M. Rabolú
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
VERDADES SOBRE A IDA DO HOMEM À LUA
Por Ayres Martins
A pseudo informação de que o homem não foi à Lua está em voga outra vez. Aliás, nunca esteve fora de moda. Contudo, muitos conspiracionistas a tem revisitado ultimamente, no embalo da grande onda de conspirações políticas e paracientíficas que tem acometido a internet, o que justifica a nós, críticos de pseudociências, trazermos a cabo, mais uma vez, nossas críticas. A exemplo de sites, como a famigerada página que expõe a obra “A fraude do século”, que disponibiliza diversas “provas” e evidências “irrefutáveis” de que o homem não esteve na Lua, muitos outros domínios tem sido compartilhados em blogs, foruns sensacionalistas, Facebook e toda sorte de mídia virtual e até televisiva, ultimamente. Já rebati de forma extensiva (aliás, não só eu, mas vários especialistas) as afirmações dos conspiracionistas, e desta vez serei mais conciso, destacando aqueles pontos que considero mais pertinentes à crítica. Apenas a titulo de resumo, destacarei as principais “evidências” que os conspiracionistas têm oferecido para “provar” que o homem não foi à Lua, rebatendo cada uma delas.
1 - SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, AS PEGADAS DEIXADAS PELOS ASTRONAUTAS NA LUA, ONDE NÃO DEVERIA HAVER PEGADAS, JÁ QUE NA LUA NÃO HÁ ÁGUA E AR (PORTANTO, UMIDADE QUE JUSTIFICASSE TAIS MARCAS), PROVAM QUE A IDA DO HOMEM À LUA É UMA FRAUDE.
Não, as pegadas que vemos nas imagens da Lua não provam a fraude. As marcas na Lua não dependem de umidade, e elas são causadas pela estrutura em quartzo das partículas de areia que quando pressionadas sob um peso, se grudam. Por isso é errada a afirmação de que as pegadas provam que as filmagens foram executadas no deserto de Nevada, aqui na Terra.
2 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A BANDEIRA TREMULANDO NAS IMAGENS, ONDE NÃO EXISTE AR, É PROVA DE QUE TAIS IMAGENS NÃO FORAM REALIZADAS NA LUA.
Não, a bandeira não tremula, como que balançando por força do vento. A bandeira, em verdade, executa leves movimentos como inércia do movimento gerado pelo astronauta que a coloca na posição desejada. E ela fica em pé, não sustentada por ar, mas sustentada por uma segunda haste horizontal, grudada à haste vertical.
3 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A SIMPLES IMPOSSIBILIDADE DE UM PEQUENÍSSIMO MODULO LUNAR DECOLAR DA SUPERFICIE DA LUA, ENTRANDO EM ORBITA, E VOLTANDO PARA A TERRA, PROVA A FALSIDADE DA MISSÃO.
Não, não é verdade que uma coisa tão pequena como o modulo lunar não poderia entrar em órbita na Lua, levando os astronautas de volta à Terra. Na verdade, a gravidade da lua é 6 vezes menor que a da terra. Além do mais, aqui na terra as vezes observamos enormes foguetes pelo fato de estarem carregando um ônibus espacial (objeto do tamanho de um prédio de 14 andares).
4 – SEGUNDO OS CONSPIRACIONISTAS, A PERFEIÇÃO DAS IMAGENS OBTIDAS NA MISSÃO, QUANDO NÃO TINHAMOS TECNOLOGIA PARA TAL, NOS ANOS 60/70, É MAIS UMA, DENTRE AS OUTRAS PROVAS, DE QUE O HOMEM NÃO FOI À LUA.
Não, as imagens não eram perfeitas demais para a época. Na verdade, quando vemos as imagens originais, que não foram trabalhadas posteriormente, percebemos como são ruins, comparadas aos padrões atuais. Isso porque a NASA entrou em contato na época com a Kodak, pedindo para que ela produzisse o que há de mais moderno no mundo em câmeras para a sua missão à Lua.
Como forma de adendo, a maior prova de que os EUA realmente foram à Lua, é o fato mesmo de que a União Soviética acompanhou, através de seus radares, espiões e etc, toda a missão da NASA, querendo atestar sua veracidade (já que a União Soviética participava da corrida espacial e armamentista contra os EUA). Se o homem não tivesse ido mesmo à Lua, a União Soviética, junto com todo o bloco vermelho, teria sido a primeira a delatar tal fraude. A única coisa real nessa conspiração toda, é a vontade da população, sobretudo dos anti-americanos, de que tal teoria seja verdadeira.
FONTE: DEBATES CULTURAIS
COMENTÁRIO: A KGB tinha espiões infiltrados na NASA. Tinha como a URSS saber se era farsa ou não .... e justamente ela - em plena guerra fria - afirmou que astronautas dos EUA realmente estiveram lá.
MARCADORES: LUA, TERRA, ASTRONÁUTICA, MISSÕES ESPACIAIS, MISSÃO APOLO 11, HOMEM NA LUA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário