quinta-feira, 3 de abril de 2014

TERREMOTO DE 7,8 GRAUS ABALA NORTE DO CHILE E PROVOCA ALERTA DE TSUNAMI - 2 DE ABRIL DE 2014



A presidente Michelle Bachelet estava em um hotel e foi retirada da região por segurança


Mais um forte terremoto, de magnitude 7,8 na escala Richter, atingiu nesta quarta-feira (2) o extremo norte do Chile, junto com outro de 6,3 graus que tinha sacudido a região minutos antes, mas não havia informações sobre vítimas.

O serviço sismológico dos Estados Unidos confirmou que o tremor ocorreu às 23h45 locais (mesmo horário de Brasília), enquanto o Shoa (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico) da Marinha chilena decretou "estado de precaução" por um eventual tsunami.

O Serviço Sismológico da Universidade do Chile informou que o terremoto atingiu magnitude de 7,4 e seu epicentro foi localizado a 45 quilômetros ao sudoeste de Iquique e a 27,7 quilômetros de profundidade.

O Departamento Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol), ligado ao Ministério do Interior chileno, decretou um alerta de tsunami em todo o litoral do Chile, mas foi parcialmente suspenso logo depois.
A presidente Michelle Bachelet estava em um hotel e foi retirada da região por segurança
No Peru, a Marinha também emitiu um alerta de tsunami para o sul do país, mas, pouco depois, foi suspenso para todo o litoral, conforme escreveu no Twitter a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha do Peru.

Imagens da televisão mostraram novamente o estouro de vidraças e janelas, o choque entre cabos de alta tensão, enquanto as pessoas corriam apavoradas para lugares mais altos.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, que está em Arica, cidade na fronteira com o Peru, estava em um hotel próximo do mar e também teve que ser evacuada pelo pessoal de segurança.

A Televisión Nacional informou que pequenas embarcações de pesca estão saindo do porto de Arica para evitar um possível maremoto, enquanto os alarmes começaram a soar em todas as cidades litorâneas do Chile.

O outro tremor, de magnitude 6,3 na escala Richter, foi sentido às 22h58 locais (mesma hora de Brasília) e teve seu epicentro localizado a 50 quilômetros ao oeste de Alto Hospicio e a uma profundidade de 30,9 quilômetros.

Assim como na noite de ontem, as pessoas evacuaram rapidamente as cidades de Arica, Iquique e Antofagasta e outras localidades e não poderão retornar para as suas casas até que o Onemi cancele a ordem.

De acordo com o site do órgão sismológico, nesta quarta-feira foram registradas mais de 100 réplicas, a maioria com magnitude ao redor de cinco na escala Richter.


FONTE: R7


MARCADORES: OCEANO PACÍFICO, CHILE, TERREMOTO, TSUNAMI

Nenhum comentário: