domingo, 13 de abril de 2014

ALERTA DE TSUNAMI NAS ILHAS SALOMÃO APÓS TERREMOTO DE 7,4 GRAUS - 13 DE ABRIL DE 2014





O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu um alerta de tsunami neste domingo após um terremoto de magnitude 7,4 graus na escala Richter no sul das Ilhas Salomão, no oceano Pacífico, poucas horas após um tremor de 7,6 na mesma região. 

 O alerta de tsunami é unicamente para as Ilhas Salomão, de acordo com o boletim do PTWC dos Estados Unidos, que pede precaução a "todas as áreas incluídas e que margeiam o Oceano Pacífico" com a exceção do litoral canadense e do americano. 

O terremoto de 7,4 na escala Richter foi registrado às 12h36 (locais, 20h36 de sábado) a 111 quilômetros ao sul de Kirakira, nas Ilhas Salomão, a 713 quilômetros ao noroeste de Vanuatu e a 922 quilômetros ao sudeste de Arawa (na Papua Nova Guiné). 

 O movimento telúrico parece ser uma réplica do tremor de magnitude 7,6 que sacudiu a mesma região apenas algumas horas antes, às 20h14 (locais de sábado, 04h14 de domingo em Brasília), e cujo epicentro se localizou a 100 quilômetros ao sudeste de Kirakira, de acordo com os dados do USGS. 

 Em abril de 2007, um terremoto de magnitude 8,1 perto das Ilhas Salomão gerou um tsunami que causou a morte de cerca de 30 pessoas e arrasou boa parte da ilha de Gizo. 

As Ilhas Salomão estão localizadas sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de sete mil tremores ao ano, a maioria deles moderada.


FONTE: TERRA


MARCADORES: TREMOR, TERREMOTO, AMEAÇA DE TSUNAMI, OCEANO PACÍFICO

Nenhum comentário: