sábado, 12 de abril de 2014

APÓS SÉRIE DE TREMORES, TERREMOTO "CATASTRÓFICO" É DESCARTADO EM MONTES CLAROS - ABRIL DE 2014




Nas últimas semanas, abalos atingiram intensidade 4.2 na escala Richter 

Depois de uma série de tremores de terra que assustou moradores de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, a possibilidade de um terremoto de grandes proporções atingir a cidade foi descartada. Na última semana, os abalos mais fortes chegaram a intensidade 4.2 na escala Richter. 

 De acordo com o chefe do Observatório Sismológico da Unb (Universidade de Brasília), Lucas Vieira Barros, não há chances de um terremoto ser registrado em Montes Claros :

 — Não existe possibilidade de um terremoto catastrófico, de 7 ou 8 graus.

 No entanto, o especialista disse que tremores mais fortes do que os já registrados são possíveis. Ele esclareceu que a falha ativa responsável por causar os abalos já foi identificada: com dois quilômetros de extensão, a falha está em uma profundidade que varia entre 500 metros e dois quilômetros, e está na região da Vila Atlântida, no noroeste da cidade. 

Na última segunda-feira (7), o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, anunciou medidas que serão tomadas para enfrentar os efeitos dos tremores de terra na cidade. 

 Durante coletiva, Muniz afirmou que autorizou a abertura de licitação para a aquisição de dois novos veículos para a Defesa Civil. Outra medida adotada será a ampliação do efetivo do órgão. O chefe do Executivo anunciou ainda a compra de dois novos sismógrafos, que irão ser instalados em pontos estratégicos. Ele também lamentou a falta de compromisso na operação dos sismógrafos instalados em Montes Claros. 

 — Dos doze instalados na cidade, somente três estão em funcionamento. Não podemos mais ter esta atitude pacífica, pois estudos já foram feitos pelas universidades que vieram até Montes Claros, mas nenhuma conclusão foi tirada. Vamos fazer a nossa parte com o que podemos, mas sem o apoio dos governos fica difícil. O governo Federal presta ajuda a outros países, mas para nós, que estamos dentro dos limites territoriais brasileiros, ele não estende as mãos.


FONTE: R7






MARCADORES: TREMOR, TERREMOTO, CATÁSTROFE NATURAL, PLANETA VERMELHO HERCÓLUBUS ESTÁ CHEGANDO

Nenhum comentário: