quarta-feira, 16 de setembro de 2015

FORTE TERREMOTO ATINGE O CHILE E ALERTA DE TSUNAMI É DECLARADO - SETEMBRO DE 2015




Houve réplicas e polícia pede calma; abalo foi sentido até no Brasil. Autoridades pediram para população deixar área costeira.


Do G1, em São Paulo


Um forte terremoto ocorreu na noite desta quarta-feira (16) ao norte de Santiago, perto de Coquimbo, no Chile. 


Não houve relato imediato sobre feridos, danos à infraestrutura ou interrupções em serviços básicos, segundo o Escritório Nacional de Emergência do Chile. No entanto, por volta das 21h20, o jornal "El Mercurio" informava que o prefeito da cidade de Illapel afirmou que uma pessoa havia morrido e havia vários feridos. 

A magnitude preliminar do tremor é 8,3, segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta de tsunami foi emitido pelas autoridades para toda a região costeira. As autoridades locais determinaram a evacuação das áreas litorâneas, enquanto imagens de televisão mostravam sirenes de alerta ativadas. O Peru, país vizinho, também emitiu alerta de tsunami. 

O tremor inicial foi às 19h54 (hora local, mesma de Brasília) e houve pelo menos três réplicas. A polícia chilena alertou a população a manter a calma diante de novos possíveis abalos. 

Os Bombeiros de São Paulo informaram que o tremor foi sentido até na capital paulista -- muitas pessoas ligaram para o número de emergência reportando o tremor. Diversas províncias argentinas também sentiram o terremoto. 

"Estamos em uma fase de coletar informação, as pessoas estão assustadas, mas esperamos que as coisas voltem à normalidade", disse o ministro do Desenvolvimento Social, Marcos Barraza, a jornalistas.

 O transporte público funcionava normalmente em Santiago, informaram veículos de imprensa locais, que também informaram sobre cortes de energia elétrica em algumas regiões da capital. 

De acordo com o Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile, o sismo foi sentido às 19h54, com epicentro localizado 36 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 11 quilômetros de profundidade. O epicentro do tremor fica no mar, a 243 km de Santiago e a pouco mais de 10 km da costa.


FONTE: G1 MUNDO






MARCADORES: OCEANO PACÍFICO, CHILE, LITORAL CHILENO, ALERTA DE TSUNAMI, QUARTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2015


Nenhum comentário: